Pediatria

O médico especialista em Pediatria acompanha o desenvolvimento físico e psíquico das crianças. Previne, diagnostica e trata situações patológicas ou doenças. No fundo, é o responsável pelo bem-estar da criança, desde a fase da concepção até à adolescência. O acompanhamento pediátrico envolve, além das queixas e sintomas apresentados, o cuidado com 4 aspectos da saúde da criança: crescimento, desenvolvimento, alimentação e vacinação. São esses cuidados que asseguram que tudo está ocorrendo de acordo com esperado para cada idade.
Quando a criança é bem acompanhada pelo pediatra, este médico é capaz de estabelecer parcerias bem-sucedidas com a criança, por conquistar sua confiança e com a família, pelo contato frequente.

Que a prevenção é o melhor remédio você já sabe, não é mesmo? E quanto antes, melhor! Por isso, crianças e adolescentes podem ter um crescimento muito mais saudável quando acompanhados por um Pediatra.

A PRIME possui o Pronto Atendimento Pediátrico Profissional, Consultório Especializado, Consulta e Diagnóstico de segunda-feira à segunda-feira.

Clínico Geral

O Clínico Geral está preparado para fazer diagnósticos, pedir e interpretar exames, prescrever tratamentos e acompanhar a evolução de seu paciente. Pode, inclusive, ser de grande utilidade para que, quando a pessoa precise ser encaminhada a um especialista, consiga entender melhor a análise deste médico.

Ele trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos. Tem uma visão integral sobre o organismo humano e está preparado para oferecer diagnósticos iniciais e orientações para situações que de fato mereçam mais atenção, além de fazer a avaliação primária dos seus sintomas, indicando o especialista certo que realmente poderá ajudar, caso seja necessário.

Consultar um clínico geral é importante para evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que podem piorar um quadro clínico já existente. Também existe a vantagem de se ganhar tempo, já que as consultas com clínicos gerais são, costumeiramente, mais fáceis de serem agendadas.

Ortopedista

A Ortopedia, ao contrário de outras especialidades, abrange o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde de recém-nascidos até idosos. Sendo o médico ortopedista um cirurgião habilitado para o tratamento de deformidades congênitas e traumas do parto em crianças; doenças do crescimento em adolescentes; lesões musculares, tendíneas, nervosas, ligamentares e ósseas em todas as faixas etárias; fraturas em idosos.

Essa especialidade é muito importante para a manutenção do corpo humano, o ortopedista é responsável pela sustentação do corpo, ou seja, músculos, ossos, articulações e ligamentos. Por isso em situações como dores na coluna, problemas com tendinite, fraturas de ossos e distensões musculares, o ortopedista é o profissional que você deve procurar.

Ginecologista

O ideal é que a mulher visite regularmente o Ginecologista, sendo recomendado, no mínimo, se consultar uma vez ao ano para realizar exames de diagnóstico preventivos, como papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero, que quando não são tratadas corretamente podem levar ao surgimento de câncer. Além de ser necessário o acompanhamento após o início da vida sexual, como também monitorar a TPM, ciclo menstrual irregular, entre outros.

No dia a dia, muitas mulheres acabam deixando passar um pedido de socorro do útero, ficando sujeitas a grandes possibilidades de progredir doenças como mioma, endometriose, pólipos, sinéquia e até câncer. Tais doenças podem ser detectados através de exames como ultrassonografia transvaginal ou Papanicolau.

É recomendado que a consulta com um Ginecologista esteja em dia para que quanto mais rápido futuros diagnósticos, mais rápidos e eficazes os tratamentos.

Dermatologista

O Dermatologista é o médico especialista para diagnosticar, tratar e prevenir doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele.

Boa parte dos problemas de pele têm pouca gravidade e requer apenas uma rotina de cuidados: limpeza e hidratação constantes, com produtos específicos. Porém, existem casos em que uma consulta ao dermatologista se torna indispensável, e não convém negligenciar essas situações.

Alguns sinais são mais alarmantes, como surgimento repentino de pintas, feridas ou nódulos irregulares, de tamanho considerável, que apresentam sangramento e não cicatrizam em até quatro semanas ou que formam crostas. A consulta ao dermatologista também deve ser feita em casos de acne frequente, alergias na pele, eczemas, intolerância a cosméticos, queda de cabelo localizada, alterações nas unhas, herpes e manchas cutâneas vermelhas, marrons ou brancas.

Além de recomendar a melhor forma de tratamento para os casos citados, o dermatologista pode informar o tipo de pele de cada pessoa e explicar os cuidados que devem ser adotados no dia a dia, como a limpeza correta, a hidratação e as maneiras de cuidar do excesso ou da falta de oleosidade, para assim mitigar ou sanar problemas de pele.

Neuropediatra

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso, além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.

Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

O Neuropediatra, o Neurologista Infantil acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.

Otorrinolaringologista

Popularmente conhecido como Otorrino, o Otorrinolaringologista é um especialista da área médica clínico-cirúrgica cada vez mais requisitado.

Questões como ouvir música alta com fones de ouvido, maior longevidade da população, mais contato com elementos alérgenos e outros fatores, têm gerado uma demanda frequente pelo atendimento clínico ou cirúrgico fornecido por esse profissional.

O Otorrinolaringologista é o médico responsável por tratar das doenças ligadas ao ouvido, ao nariz e à garganta, além de estruturas relacionadas com eles, como a cabeça e o pescoço, doenças decorrentes de inflamação na garganta e esôfago também são de responsabilidade dos otorrinolaringologistas, o que inclui problemas na voz e no processo de comer ou engolir.

Muitas vezes, a consulta com o Otorrinolaringologista é indicada por outro médico – como clínico geral ou pediatra – que identificou alguma possível doença no ouvido, no nariz ou na garganta do paciente. Ainda, deve-se procurar esse profissional sempre que se sentir alguma anormalidade ou desconforto nessas áreas do corpo.

Cardiologista

A consulta ao Cardiologista deve ser feita sempre que surgem sintomas como dor no peito ou cansaço constante, por exemplo, já que são sinais que podem indicar alterações no coração.

Existem alguns sintomas que emitem sinal de alerta quando o assunto é doença cardíaca. Por isso, se apresentar algum deles, independentemente de ter histórico na família ou fatores de risco, não pense duas vezes: agende logo uma consulta com cardiologista para não colocar a sua vida em perigo. Entre esses sintomas, estão:

  • Falta de ar ao fazer esforço ou realizar atividades físicas;
  • Dores no peito
  • Cansaço excessivo e fora do normal;
  • Batimentos cardíacos acelerados, descompassados ou palpitações;
  • Desmaios frequentes;
  • Pele azulada, principalmente nas extremidades, como os dedos;
  • Dores de cabeça anormais, sem origem neurológica, oftalmológica ou de sinusite.

A doença cardíaca é um termo geral para designar diversas condições médicas crônicas ou agudam que afetam um ou mais componentes do coração. Alguns exames podem ser feitos para diagnosticar ou acompanhar doenças cardíacas, como: Eletrocardiograma; Ecocardiograma; Teste Ergométrico; Holter 24 horas; Cateterismo Cardíaco, entre outros.

Cuide da saúde do seu coração!

Neurocirurgião

O Neurocirurgião trata de diversas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico. Cérebro, nervos e coluna. Os sintomas neurológicos mais comuns são dores de cabeça ou coluna; desmaios; formigamentos; perda de forças; tonturas; déficit de atenção, entre outros.

A avaliação do Neurocirurgião é sempre importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico de algumas doenças. Feito isso, o seguimento de algumas doenças pode ser realizado por outros especialistas como o neurologista, reumatologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, entre outros.

Endocrinologista

A Endocrinologia estuda toda e qualquer alteração na produção de hormônios. Além disso, o especialista trata problemas relacionados à obesidade, crescimento, diabetes e tireoide.

Quando pensamos no endocrinologista, sempre nos vêm à mente que o médico pode nos ajudar a emagrecer. Não deixa de ser verdade, mas o profissional faz muito mais do que isso.

O Endocrinologista está capacitado a diagnosticar e tratar distúrbios de saúde que estejam relacionados aos hormônios, podendo restabelecer funções normais do organismo, ou melhorar o desempenho do mesmo. Por isso, esse profissional pode agir das mais diversas formas na saúde de uma pessoa, podendo te ajudar a ter um corpo mais saudável.

Raio X

O Raio X é um exame de imagem que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos.

A radiografia procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções.

Uma radiografia, a grosso modo, é como uma fotografia em escala de cinza, na qual aparecem órgãos, músculos, tecidos e vasos sanguíneos, por exemplo. Com os resultados em mãos, um médico especialista em radiologia pode fazer a análise e interpretação, informando ao médico solicitante o que encontrou no exame.

Contamos com infraestrutura moderna e os melhores profissionais para realização dos seus exames.

Exames Laboratoriais

Fazer exames médicos anualmente é super importante para quem quer viver uma vida longa e saudável. Afinal, esses procedimentos são capazes de detectar problemas desde o início, além de oferecer conselhos práticos sobre manter uma vida saudável. Os exames de sangue mais frequentes na prática clínica são:

  • Hemograma Completo
  • (PTT ou TTP)
  • Colesterol
  • Ureia e creatinina
  • Glicose
  • TGO (AST) e TGP (ALP)
  • Eletrólitos (Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo)
  • TSH e T4 livre
  • Ácido úrico
  • PCR
  • PSA
  • Albumina
  • VHS
  • EAS ou Urina Tipo I
  • Urocultura
  • Exame parasitológico de fezes (EPF)

É importante que as pessoas, de todas as faixas etárias, realizem pelo menos um check-up por ano. O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e histórico pessoal e familiar. Para isso, basta consultar um clínico geral.

O diagnóstico precoce é fundamental para elevar os índices de cura das doenças.

Ultrassom

Com o ultrassom, um exame de diagnóstico por imagem, é possível visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.

Possuimos uma estrutura completa para realizar a Ultrassonografia com confiabilidade na qualidade dos exames, rápido atendimento e competência nos exames.

Nulla a imperdiet odio. Duis interdum eget dui id elementum. Duis quis ornare nunc. Integer at volutpat augue. Donec ornare molestie elit eget imperdiet. Mauris vel felis ac neque egestas condimentum at consectetur turpis.

Realizamos ultrassonografia:

  • Abdome Total;
  • Abdome Superior;
  • Mamas;
  • Obstétrico;
  • Tireóide;
  • Transvaginal;
  • entre outros.